Para acender uma lareira e tirarmos o melhor proveito dela devemos entender um pouco sobre a madeira que vamos usar, ou qual a mais correta. As madeiras não são todas iguais, e as suas características refletem-se no fogo que produzem.
A lenha proveniente de choupos, plátanos e castanheiros é considerada uma lenha macia pois consegue produzir mais calor e começa a arder muito rapidamente. Mas por essas mesmas razões também se desfaz mais rápido o que significa que é sempre preciso repor lenha.
A lenha proveniente de árvores como carvalhos, nogueiras e azinheiras, são lenhas mais densas, por isso acabam por demorar mais a arder mas a sua queima é mais longa, o que no fim pode acabar por compensar.
Se prefere uma opção mais ecológica, já pode adquirir lenha ecológica que é feita a partir de resíduos de madeiras sujeitas a altas pressões, não tem químicos, não criam sujidade e como têm uma baixa humidade não criam fumo, daí não gerarem também o cheiro comum.
Um conselho é não usar lenhas provenientes de pinheiros, cedros ou ciprestes italianos. Estas lenhas têm mais monóxido de carbono o que em excesso pode criar uma chama muito perigosa e mais fumo que o normal quando ainda não se sabe manusear o fogo.
Deparando-se agora com estas características, faça a escolha mais acertada para si.
14/07/2022